Baterias de Alumínio recarregam em 1 minuto

Baterias de íon-lítio têm sido uma benção para o mundo moderno – já substituiu o tipo alcalina mais pesado, de uso único em quase tudo, desde relógios de pulso até jatos. Infelizmente, essas células recarregáveis ​​já estão lutando para manter-se com as nossas crescentes necessidades de energia. Eis que surge um novo tipo de bateria de íons de alumínio desenvolvida na Universidade de Stanford que custa uma fração do preço e recarrega completamente em pouco mais de um minuto. O melhor de tudo, “a nossa nova bateria não vai pegar fogo, mesmo se você perfurar através dele,” de acordo com o professor de química de Stanford Dai Hongjie.

Ao contrário das baterias de alumínio anteriores, que geralmente falharam depois de apenas cerca de 100 ciclos de recarga, o atual protótipo de Stanford recarrega mais de 7.500 vezes, sem qualquer perda de capacidade – 7,5 vezes mais do que uma bateria de lítio. A nova bateria ainda não é perfeita já que no estágio atual só pode produzir cerca de 2 volts, muito menos do que o que 3.6V gerado pelas de lítio, mas já é uma grande concorrente para substituir as atuais baterias recarregáveis de nossos gadgets.

Agora é só esperar para que isso evolua rápido para substituir as atuais Baterias de Lítio que foram nossa salvação, mas hoje é um tormento.